+55 11 3056-7291
contato@barolicorretora.com.br
Seja um Corretora Parceiro Baroli
A Baroli
Blog
Três dicas para reduzir os impactos de ações trabalhistas
01/08/2017

O número de processos trabalhistas é alto no Brasil, essa é uma afirmação comprovada pelo alto volume de ações no país, só em 2016 foram mais de três milhões. Com essa informação alarmante, muitos empresários se perguntam: como reduzir os impactos de ações trabalhistas?

Essa é uma dúvida comum entre gestores, especialmente porque o Brasil é recordista mundial em processos, uma média 50 vezes maior do que todos os outros países do mundo. Em 2016, cerca de R$20 bilhões saíram dos cofres das empresas para o pagamento de ações judiciais.

Para você ter uma ideia da diferença entre a realidade brasileira e o exterior, no ano passado, apenas 17 mil ações trabalhistas foram registradas no Reino Unido. Isso representa uma diferença gigante, um índice 177 vezes menor do que no Brasil.

Enquanto o Brasil registra 3 milhões de ações anualmente, os Estados Unidos possuem 75 mil novas causas trabalhistas por ano, a França 70 mil e o Japão apenas 2,5 mil processos.

Esse número de processos gera um alto impacto financeiro nos organizações brasileiras, mas existem algumas saídas. Quer saber como reduzir as consequências das ações trabalhistas em sua empresa? Acompanhe nosso post e saiba como!

 

Como isso afeta o passivo de uma empresa?


O alto número de processos trabalhistas no Brasil forçam as empresas a destinar uma fatia dos lucros para pagar as numerosas causas das quais são alvos. No Itaú Unibanco, por exemplo, a reserva destinada para as ações chegou a 20% do lucro líquido no último ano.

O excesso de ações trabalhistas afeta diretamente o faturamento das empresas, muitas delas até fecham as portas por conta dos processos, mas existem soluções! Acompanhe algumas dicas para reduzir o impacto das causas dos trabalhadores:

1. Faça um mapa de riscos
Quando o objetivo é reduzir impactos de processos judiciais, a melhor alternativa é fazer a gestão de que fatores ameaçam a sua empresa. Crie um mapa de riscos do seu negócio, isso contribui para que você encontre os pontos falhos, reduza custos e possa diminuir o número de ações contra a sua empresa.

2. Organize informações
Outra dica essencial é mensurar quanto os processos judiciais podem afetar o setor financeiro da sua empresa, isso ajuda a entender como as ações trabalhistas comprometerão o seu fluxo de caixa.

Além disso, fique atento ao andamento dos processos que a sua empresa é alvo, guarde essas informações com segurança e fácil acesso. Essa atitude ajuda a reduzir um pouco do impacto das ações.  

3. Planeje suas ações
Planejamento é a chave para qualquer ação de uma empresa, entre elas a forma com que os processos judiciais são encarados. Prevenir novos casos de indenizações precisa ser o alvo principal de um planejamento de ações da sua empresa.

O ideal é envolver todos os departamentos da sua empresa, a gerência, Medicina e Segurança do Trabalho, tudo isso, para evitar novos processos. Reúna a equipe e planeje ações em curto, médio e longo prazo!

 

De que forma você pode reduzir as ações trabalhistas?


O volumoso número de ações trabalhistas afeta milhares de empresas em todos os cantos do país, a prevenção e encontrar boas alternativas faz toda a diferença. Muitos encontraram no seguro garantia judicial uma excelente opção!

Usar um seguro garantia judicial é uma forma de fazer o pagamento de ações trabalhistas sem prejudicar o fluxo de caixa da sua empresa. Além disso, você não corre o risco de penhora ou que os processos afetem os seus limites de crédito.

Como você viu, as ações trabalhistas podem afetar a lucratividade da sua empresa. A Baroli possui equipe altamente especializada para contato ou prevenção de processos, além de atuar como corretora de seguro judicial.

11 3056-7291
11 99439-4411
contato@barolicorretora.com.br

Endereço Matriz

Rua Conselheiro Saraiva, 207 - Cj. 1601 e 1602
Edifício K1 - Santana - São Paulo/SP
CEP:02037-020
© 2023 BAROLI CORRETORA. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A9 Comunicação.