Tanto para as empresas do setor público como para as do setor privado, o Seguro Garantia tem se apresentado como uma ferramenta de múltiplas funções para a proteção dos negócios. Disponível em uma grande variedade de modalidades e flexível o bastante para atender diversos perfis e necessidades específicas, esse tipo de seguro está cada vez mais consolidado no mercado.
Entender a dinâmica de seu funcionamento e de sua aplicação, bem como suas principais características, se torna um conhecimento estratégico necessário a qualquer gestor. Especialmente porque entre os muitos benefícios que esse seguro proporciona se inclui o de oferecer vantagens competitivas a quem o utiliza.
Para que você entenda a importância dessa ferramenta, explicamos abaixo os principais aspectos do Seguro Garantia. Continue lendo!
O que é Seguro Garantia?
Desenvolvido para atender às necessidades tanto de empresas privadas quanto públicas, o Seguro Garantia se desdobra em diversas modalidades. De modo geral, ele se aplica como proteção que garante o cumprimento de obrigações contratuais relacionadas à entrega serviços, fornecimento de recursos, bens e produtos diversos e atendimento de prazos.
Além disso, também protege as empresas de ações jurídicas, execuções fiscais e mais uma série de questões que possam colocar em risco o patrimônio, o fluxo financeiro, a produção ou a conclusão de projetos.
Como está estruturado o Seguro Garantia?
Em princípio, essa categoria de seguro envolve três partes:
Tomador (contratado) – é a parte que assume a responsabilidade de fornecer o que está definido em contrato, seja um serviço, um projeto ou um produto. É a parte que terá a entrega do que foi acordado garantida pela seguradora.
Segurado (contratante) – pessoa física ou jurídica que contrata o fornecimento de bens ou serviços do Tomador. É a parte para a qual será entregue o que foi determinado em contrato. É quem se beneficia da apólice.
Seguradora – é a parte que emite a apólice de seguro por meio da qual estará garantida a entrega do que foi determinado pelo contrato entre o Tomador e o Segurado.
Quais setores da economia utilizam o Seguro Garantia?
Dentro do setor público ou privado, o Seguro Garantia tem uma aplicação em larga escala em diversos segmentos. Para isso, dispõe de uma ampla gama de modalidades que se encaixam em necessidades específicas das mais diversas organizações e setores da economia. Algumas de suas modalidades são:
Seguro garantia judicial;
Seguro garantia do licitante;
Seguro garantia para licitações e concessões;
Seguro garantia do executante;
Seguro garantia de retenção de pagamentos;
Seguro garantia no adiantamento de pagamentos;
Seguro garantia de perfeito funcionamento;
Seguro garantia imobiliário;
Seguro garantia aduaneiro;
Seguro garantia para concessões;
Seguro garantia administrativo.
Esses são apenas alguns exemplos de como esse seguro pode ser aplicado, mas seu leque de possibilidades vai muito além.
Como contratar?
A contratação de um Seguro Garantia exige, antes de tudo, uma análise técnica detalhada – é fundamental expertise e conhecimento aprofundado para assegurar todos seus benefícios e vantagens. Além, claro, de exigir uma negociação de alto nível com as seguradoras, a fim de garantir a melhor proposta de acordo com as cláusulas exigidas em contrato e necessidades das empresas envolvidas.
Por isso, a melhor maneira de contratar esse tipo de seguro é procurando uma corretora com experiência. Especialmente uma que conte com profissionais capacitados para dar assistência de forma clara, transparente e aprofundada.
Por ser um seguro com tantas possibilidades de detalhamento e por envolver altos valores, essa é a melhor forma de garantir o contrato ideal às suas necessidades, com a cobertura mais adequada para proteger seus negócios. A segurança de estar assinando a apólice certa depende da qualidade da assessoria que recebeu.
A Baroli Corretora tem uma larga experiência em Seguro Garantia e possui um time de alta competência para dar a melhor orientação e assistência. Fale com a gente e garanta o melhor contrato para proteger o seu negócio.